Dicas e tendências para a decoração de área externa

Dicas e tendências para a decoração de área externa

Os pátios exteriores são lugares ligados à tranquilidade, ao relax e à curtição da casa. São espaços ideais para se conectar com a natureza e relaxar do estresse diário.

No entanto, para tirar o máximo proveito desses espaços, a decoração correta desempenha um papel fundamental. A seguir, algumas dicas, ideias e tendências para uma decoração da área externa simples e bonita.

Table
  1. Tendências na decoração de exteriores
    1. A vida ao ar livre:
    2. Decorações naturais e sustentáveis:
    3. Espaços polivalentes:
    4. Áreas de fogo:
    5. Mais iluminação:
  2. Que cores são adequadas para decorar o espaço exterior?

Tendências na decoração de exteriores

Tendências na decoração de exteriores

A vida ao ar livre:

Uma das tendências dos últimos anos em termos de decoração área externa varanda é a do outdoor living ou "vida ao ar livre". Essa decoração de área externa simples procura levar para o exterior toda a comodidade, conforto e funcionalidade do interior da casa.

Seja para uma decoração área externa varanda pequena ou de uma grande área de estar exterior, é aconselhável escolher móveis espaçosos, boa iluminação e locais de descanso reconfortantes para criar esse tipo de ambiente.

Sofás, tapetes, mesas e almofadas de materiais resistentes às intempéries são ideais para criar um excelente espaço para compartilhar com a família e os amigos.

Decorações naturais e sustentáveis:

Outra tendência de decoração de área externa simples e barata está ligada à preparação de ambientes naturais com materiais sustentáveis. Uma decoração área externa parede com pedras e madeira, junto com ornamentos em vime, jardins verticais e plantas, dará ao seu pátio um aspecto refrescante e agradável rodeado pela natureza.

Espaços polivalentes:

Embora os pátios estejam associados a locais de lazer e relax, cada vez mais pessoas optam por adaptar algumas áreas, como espaços de trabalho ou de exercício.

Com a tendência do escritório em casa, há quem opte por uma decoração área externa pequena onde possa trabalhar ao ar livre e fugir à monotonia de um ambiente fechado.

Da mesma forma, muitas pessoas criam pequenos espaços para exercícios físicos, evitando ocupar espaços dentro da casa.

Áreas de fogo:

As áreas com fogueiras ou lareiras estão se tornando cada vez mais populares nos pátios exteriores. Além de proporcionarem calor nas noites frias, criam um ambiente acolhedor e incentivam a conversa com amigos ou familiares.

As opções incluem lareiras tradicionais ou uma lareira a gás, que tem a vantagem de ser mais fácil de manter. Com poltronas, bancos e cobertores confortáveis, é possível dar uma maior sensação de calor ao espaço.

Mais iluminação:

Para os amantes das noites de verão, ter um espaço exterior é a desculpa perfeita para ficar acordado até tarde a contemplar as estrelas.

E para tornar essas horas mais agradáveis, a iluminação desempenha um papel muito importante. Nesse sentido, as luzes LED embutidas no chão, as grinaldas de luzes suspensas e as lâmpadas solares são opções populares para criar uma iluminação ambiente quente e acolhedora.

Que cores são adequadas para decorar o espaço exterior?

Quando os pátios a decorar são espaços amplos e abertos, com muitas plantas ao redor, as cores das paredes ou vedações do perímetro, bem como os diferentes móveis, passam normalmente despercebidos. No entanto, em espaços menores, a escolha das cores pode fazer toda a diferença.

cores são adequadas para decorar o espaço exterior

Desde tons mais quentes e serenos até cores mais vivas e vibrantes, há opções para todos os gostos e as tendências são variadas:

  • Verde esmeralda: uma das cores mais populares desse ano. Essa cor evoca a natureza em todo o seu esplendor e traz uma sensação de frescura e vitalidade ao pátio. Combinada com móveis de madeira e várias espécies de plantas (se forem tropicais, melhor ainda), dará ao seu pátio um aspeto sofisticado e acolhedor.
  • Detalhes em amarelo: irradia tanto calor e energia que a sua presença não passará despercebida. Por essa razão, embora algumas pessoas ousadas o usem como cor predominante no seu pátio, pode ser usado para dar um toque sutil de alegria aos móveis ou cantos específicos do ambiente.
  • Azul suave: para os amantes da tranquilidade, o azul suave é o aliado perfeito. Essa cor calmante se tornou uma escolha popular para pátios zen e espaços de meditação. Combinado com tons neutros e pedras naturais, o azul criará uma atmosfera harmoniosa e equilibrada.
  • Tons pastel: transcenderam a moda do vestuário e chegaram às casas, e os pátios não são exceção. Tons suaves como rosa, alfazema e o verde menta dão um toque doce e delicado a qualquer espaço exterior e podem ser usados em almofadas, floreiras ou qualquer outro detalhe decorativo.
  • Esquema de cores: Para os mais ousados, os esquemas de cores contrastantes e ecléticos também estão na moda e são especialmente indicados para quem procura carregar o seu pátio com vibração e alegria. Ciano, magenta, amarelo, entre muitas outras cores arrojadas, darão ao pátio um aspeto único e vibrante.
  • Preto e branco: os clássicos nunca morrem e nunca passam de moda. Para quem procura uma estética clássica e atemporal, o branco, o preto, ou uma combinação de ambos, é uma aposta segura e consciente de que o resultado será o esperado.

Um aspeto a ser considerado, e a não perder de vista na escolha das cores, é a dimensão do seu pátio e a quantidade de luz natural que tem. Por exemplo, em espaços pequenos com muita luz, é preferível optar por cores claras e neutras para tornar o lugar mais espaçoso e luminoso.

Para finalizar, é importante destacar que as tendências acima mencionadas servem de inspiração para ajudar você a definir onde se sentiria mais confortável. No entanto, pode facilmente fazer uma mistura e criar um ambiente personalizado que combine estilo, conforto e o seu toque de personalidade para decorar área externa gastando pouco dinheiro e ainda assim ficar maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up