Tipos de pneus: guia de compra

Tipos de pneus

Não é exagero dizer que os pneus são partes vitais de um veículo. Eles são o contato com a superfície da estrada, o que significa que são de importância crucial para a saúde da estrada, a estabilidade, a frenagem, a direção e o consumo de combustível.

Ficar atento ao estado dos pneus é estar atento à boa condução do carro e à prevenção de acidentes, pois o desempenho deles é tão fundamental quanto a segurança do motorista e dos passageiros.

Por mais potentes que sejam o motor, os freios e o sistema ABS, todos eles dependem do contato das quatro pequenas áreas retangulares do pneu com o solo.

Neste artigo, você irá descobrir os diferentes tipos de pneus de acordo com o terreno e o clima em que são usados, a classificação dos padrões de banda de rodagem e uma série de conselhos e recomendações para preservar a vida dos seus pneus.

Table
  1. Diferentes tipos de pneus
    1. Pneu HP
    2. Todo-o-terreno
    3. Pneu misto
    4. Pneus verdes
    5. Pneus radiais
    6. Pneus de carga
  2. Pneus de acordo com o clima
    1. Pneus de verão
    2. Pneus de inverno
    3. Todas as estações
  3. Pneus de acordo com o perfil
  4. Manutenção dos pneus
  5. Como posso cuidar dos meus pneus para que tenham um melhor desempenho?
  6. Cuidar dos pneus e cuidar de nós

Diferentes tipos de pneus

Diferentes tipos de pneus

Não é difícil escolher o modelo correto. Existem diferentes tipos de pneus de carros, adaptados a diferentes modelos de veículos e que se distinguem pelas ranhuras, largura, altura, cortes e desenhos. Escolher o modelo correto significa cuidar do seu carro e dos passageiros.

Pneu HP

Adequados para o asfalto, os tipos de pneus HP são os pneus mais comuns conhecidos. Proporcionam mais aderência e são muito eficazes na frenagem.

Todo-o-terreno

Também designados por tipos de pneus at, são desenvolvidos para enfrentar terrenos irregulares sem endurecer mais do que o esperado e para circular em estradas de terra e lama. São portadores de uma grande estabilidade e de uma frenagem elevada, o que lhes permite parar em segurança, mesmo na lama. Têm um piso mais largo do que o normal e uma carcaça reforçada.

Pneu misto

Combina as características dos pneus de terra e de asfalto e pode ser conduzido em ambas as estradas sem dificuldade. São robustos, ousados e resistentes. A sua dificuldade reside no fato de, a velocidades elevadas, aumentarem o consumo de combustível e o ruído.

Pneus verdes

Nomeados devido ao seu design amigo do meio ambiente, esses pneus são mais leves, duram mais tempo e produzem menos ruído. Foram desenvolvidos para reduzir o consumo de combustível e evitar as emissões poluentes. São resistentes às condições de estrada molhada.

Pneus radiais

Para os amantes da velocidade, esse modelo possui um composto de borracha durável que proporciona ótimo desempenho nas curvas e nas frenagens.

Pneus de carga

Existem dois modelos de pneus de carga: os usados em caminhões pick-up (código C) e os usados em veículos utilitários (marcados com o anacrónico LT).

Embora sejam mais baratos, esses pneus não são os mais adequados para um veículo normal, pois podem causar acidentes. Se a van for usada apenas para turismo, os pneus convencionais são permitidos, mas se você precisar de um reboque ou transportar carga com frequência, é melhor evitá-los.

Pneus de acordo com o clima

Pneus de acordo com o clima

Se está planejando uma viagem em estradas de montanha com tempo frio ou em locais onde o tempo está quente e precisa de mudar os pneus, existem diferentes tipos de pneus para carros de passeio, que podem ser de grande ajuda para garantir que a sua viagem não seja estragada. Pode escolher entre pneus de inverno, de verão ou para todas as estações.

Pneus de verão

Os pneus de verão são fabricados com uma borracha especial que facilita a aderência ao asfalto, para poder conduzir sem dificuldade nos dias quentes.

Pneus de inverno

Os pneus de inverno são fabricados com fibras têxteis especiais que lhes conferem uma melhor aderência em locais onde neva ou o solo está muito úmido, devido ao frio e à geada.

Todas as estações

São adequados para todas as estações e funcionam bem, devido à combinação estratégica de ambos na sua fabricação.

Pneus de acordo com o perfil

Pneus de acordo com o perfil

  • Perfil alto: Desenho mais fino que permite que a roda fique mais próxima do solo. Oferece uma maior resistência à estrada e ao rolamento.
  • Perfil largo: Significa mais área de contato com o solo e mais aderência à estrada. É um modelo mais económico do que os pneus de perfil baixo.
  • Pneus F1: São os pneus mais macios que se conhecem e foram concebidos para regiões onde o asfalto é mais macio. Os tipos de pneus F1 são usados nos circuitos de Fórmula 1.

Manutenção dos pneus

Deve ser dada especial atenção à manutenção dos pneus. Os aspectos mais evidentes são as bolhas, os cortes e os buracos. O estilo de condução é também um fator vital no processo de desgaste: se recomenda não travar ou acelerar bruscamente.

Manutenção dos pneus

Os pneus devem ser substituídos sempre que houver desgaste. Não é boa ideia fazer "remendos".
Felizmente, hoje em dia, todos os pneus estão equipados com um indicador de desgaste dos pneus (TWI). O TWI é um pedaço de borracha que se encontra no interior das ranhuras maiores do pneu. À medida que o pneu se desgasta, a profundidade do piso diminui. O outro indicador está situado no flanco e é constituído por sulcos.

  • Pneus Runflat: São pneus que oferecem resistência aos furos e que, em caso de furo, permitem continuar a conduzir durante um período de tempo limitado.
  • Pneus remold: Os tipos de pneus remold são a escolha certa quando não se tem dinheiro para comprar pneus novos.

São fabricados a partir da carcaça de pneus usados, aos quais é aplicada uma nova camada de borracha e um novo piso. Não são recomendados para uso profissional ou a altas velocidades devido à sua qualidade reduzida.

Como posso cuidar dos meus pneus para que tenham um melhor desempenho?

Como posso cuidar dos meus pneus

Preste atenção aos sinais que indicam a necessidade de manutenção. Se os pneus não estiverem em bom estado, o consumo de combustível aumenta, o ruído de condução aumenta, o perigo de derrapagem aumenta e o conforto dos passageiros e do condutor diminui. A calibragem, o alinhamento e a equilibragem são, portanto, uma condição para um bom desempenho.

  • Calibragem: Os pneus devem manter a pressão recomendada pelo manual do veículo e pelas recomendações do próprio pneu. Com a pressão correta, produzem menos calor e reduzem o desgaste. Um pneu com pressão insuficiente perde a capacidade de fazer curvas e um pneu com pressão excessiva tem uma área de contato menor com o solo.
  • Alinhamento e balanceamento: É essencial alinhar os pneus, pois um veículo desalinhado exigirá substituições de pneus mais frequentes.

Cuidar dos pneus e cuidar de nós

Certamente, saber qual é o tipo de pneu adequado para o nosso veículo, escolher e manter os pneus em boas condições, é um passo fundamental para salvar vidas e cuidar do desempenho do nosso carro.

Agora que já conhece os diferentes tipos, você pode procurar o que mais lhe convém no Mercado Livre e sair para a estrada com segurança e confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up