Passo a passo: dicas para uma rotina ideal de cuidados com a pele

rotina ideal de cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e age como uma barreira natural para nos proteger dos elementos e das agressões ambientais. Manter a pele saudável e radiante é importante, não só por razões estéticas, mas também para a saúde de um modo geral.

Por exemplo: se você tem a pele oleosa, deve aprender a fazer passo a passo skin care pele oleosa para manter sua pele sempre bem cuidada.

Se você quer cuidar da sua pele e sempre se perguntou "Como fazer Skin Care?", este artigo é para você. Exploraremos os principais conceitos de cuidados com a pele à medida que passarmos pela rotina de cuidados faciais e recomendarmos alguns produtos. Um guia passo a passo sobre como fazer skin care simples com produtos de alta qualidade que respeitam seu tipo de pele.

Table
  1. Como criar sua rotina de cuidados com a pele
  2. Descubra o seu tipo de pele
  3. Cuidados com a pele de dia e de noite: passo a passo
    1. 1. Para o dia e para a noite: limpeza
    2. 2. Tratamentos específicos (facultativo)
    3. 3. Para o dia e para a noite: hidratante
    4. 4. Durante o dia: Protetor solar
  4. Crie a sua rotina e curta sua pele

Como criar sua rotina de cuidados com a pele

skin care rotina

Antes de iniciar uma skin care rotina, é essencial que você conheça o seu tipo de pele e saiba se há algum problema que deseja resolver. Por exemplo: você tem pele oleosa, com tendência a acne ou facilmente desidratada? Nesse caso, talvez você tenha interesse em aprender a como fazer skin care com argila.

Não se esqueça de que, se a acne for muito grave ou se você suspeitar que tem uma doença, deve consultar um profissional. Nossa pele é um reflexo de nossa saúde e não adianta comprar cremes caros se você não estiver se alimentando corretamente ou tiver um problema hormonal subjacente.

Descubra o seu tipo de pele

Se quer saber como fazer skin care pela manhã, primeiro deve descobrir qual é seu tipo de pele. Existem cinco tipos principais: normal, seca, oleosa, mista e sensível.

Para saber qual é o seu tipo de pele, responda à seguinte pergunta: uma hora depois de lavar o rosto, qual é a sensação?

  • Normal: A pele fica macia e confortável, nem oleosa demais nem seca demais. Não tem áreas visivelmente oleosas ou secas. Os poros são pequenos e pouco visíveis.
  • Seca: A pele fica contraída, áspera ou escamosa. Pode haver vermelhidão ou irritação. A pele pode parecer seca, mesmo após a limpeza.
  • Oleosa: A pele fica oleosa ao toque, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). Você pode notar poros dilatados e uma propensão à acne.
  • Mista: Algumas áreas, normalmente a testa, o nariz e o queixo, são oleosas, enquanto outras, como as bochechas, podem ser secas ou normais.
  • Sensível: A pele pode ficar irritada, vermelha, com coceira ou arder. Pode apresentar reações negativas a alguns produtos.

Cuidados com a pele de dia e de noite: passo a passo

como fazer skin care com argila

A seguir, passo a passo skin care dia e noite:

  • A ordem de skin care dia tem três passos: limpeza, hidratação e protetor solar.
  • Para a rotina noturna, deve omitir o protetor solar, mas pode adicionar alguns cuidados específicos para sua pele.

Como é a ordem skin care para ambas as rotinas?

1. Para o dia e para a noite: limpeza

Um bom kit skin care começa com um produto de limpeza adequado ao seu tipo de pele. Molhe o rosto com água morna e massageie suavemente o produto na pele por um minuto. Em seguida, enxágue com água em abundância. Esse procedimento deve ser feito duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se você usa maquiagem, pode remover a maquiagem com água micelar e depois fazer a limpeza habitual.

Produto recomendado: Cetaphil pro ac dermacontrol

Entre os skin care produtos, recomendamos este produto de limpeza para peles sensíveis e oleosas que contém gluconato de zinco, que ajuda a reduzir a oleosidade e o brilho na superfície da pele, além de ter um efeito calmante

2. Tratamentos específicos (facultativo)

Se você tiver problemas de pele específicos, como acne, manchas escuras ou rugas, é hora de aplicar tratamentos específicos. Os tratamentos mais comuns são na forma de séruns com ingredientes ativos e têm finalidades diferentes.

Dependendo do tratamento utilizado, ele pode ser usado dia e noite ou somente à noite. Alguns soros, como os peelings químicos, só podem ser usados algumas vezes por semana. Você deve seguir as instruções do produto.

Produto recomendado: La Roche Posay Hyalu B5 Serum

Esse sérum é adequado para todos os tipos de pele. É um concentrado antirrugas que repara e preenche a pele. É um daqueles produtos de skincare que valem a pena.

3. Para o dia e para a noite: hidratante

Quer você use sérum ou não, não pode pular o passo da hidratação. Ela é essencial para manter a barreira da pele e evitar o ressecamento. Não pule essa etapa, mesmo se você tiver pele oleosa, porque toda pele precisa de hidratação. Se você não hidratar adequadamente sua pele oleosa, ela produzirá mais sebo.

A hidratação deve fazer parte de sua rotina diurna e noturna.

Produto recomendado: Neutrogena Hydro Boost

Este gel creme é adequado para todos os tipos de pele e foi especificamente concebido para proporcionar uma hidratação intensa e duradoura à pele, ajudando a mantê-la macia, flexível e com um aspecto saudável.

4. Durante o dia: Protetor solar

Pela manhã, aplique um protetor solar com um fator de proteção solar adequado para proteger sua pele dos danos causados pelos raios UV. Mesmo em dias nublados, a proteção solar é essencial. Todos os tons de pele se beneficiam da proteção solar.

Produto recomendado: Isdin Fusion Water

A Fusion Water é conhecida por ser um protetor solar "não oleoso" e de "toque seco". Isso o torna adequado para pessoas com diferentes tipos de pele, incluindo a oleosa e a mista.

Crie a sua rotina e curta sua pele

Como fazer Skin Care

Os cuidados com a pele são uma parte essencial da nossa rotina diária para manter a pele saudável e radiante. Identificar seu tipo de pele é o primeiro passo para escolher os produtos e as rotinas corretas.

A pele é um órgão vital que nos protege dos elementos e reflete a nossa saúde geral. Cuidar bem dele não apenas ajuda a ter uma aparência saudável, mas também é fundamental para manter a pele com a melhor aparência possível ao longo do tempo.

Não se esqueça de consultar sempre um dermatologista se tiver preocupações específicas com a pele ou precisar de orientação personalizada. Cuide da sua pele e sinta-se radiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up