Os melhores suportes para notebook

Os melhores suportes para notebook

Os notebooks rapidamente se tornaram uma das ferramentas de trabalho mais utilizadas no mundo. Em apenas alguns anos, esses conseguiram substituir os computadores normais. Isso veio acompanhado de comodidade e praticidade, mas também está parcialmente relacionado ao aumento do home office.

No entanto, há muitas pessoas que ainda não conseguiram explorar plenamente essa nova forma de trabalhar. Quem não tem um espaço de home office otimizado muitas vezes sente problemas de concentração, dificuldade de separar o trabalho do descanso e/ou problemas nas costas.

Embora os dois primeiros sejam igualmente importantes, dessa vez vamos focar no último, nos concentrando em um elemento que pode mudar completamente a nossa postura no home office: o suporte para notebook.

Table
  1. A importância de uma boa postura
  2. Qual é a diferença entre uma mesa e um suporte para notebook?
  3. Como escolher o melhor suporte para notebook
  4. Veja também nossas indicações de mouse e teclado

A importância de uma boa postura

Com a enorme quantidade de tempo que uma pessoa comum passa em frente à tela do computador, a postura e o suporte se tornam essenciais. Nosso próprio corpo tem um peso. Quando estamos sentados, ele é suportado principalmente pela coluna e pelas costas.

A importância de uma boa postura

Se não tivermos uma postura adequada, esse peso acaba sendo distribuído de forma desigual, o que faz com que uma parte desproporcional do peso acabe sendo depositada em alguns pontos do nosso corpo.

No longo prazo, isso pode causar dor ou danos imediatos. Ao mesmo tempo, como você pode imaginar, o risco aumenta se passarmos várias horas por dia nessa posição durante o trabalho remoto.

Embora a região lombar seja geralmente considerada a principal afetada, a má postura também afeta os ombros, o pescoço e a parte superior das costas. Isso geralmente acontece devido ao esforço gerado ao manter o olhar em um ponto muito alto ou muito baixo.

Embora, como veremos a seguir, a ergonomia exista, ela oferece diversos acessórios especializados para melhorar nossa postura ao trabalhar com o computador, também existem formas ligadas ao hábito.

Qual é a diferença entre uma mesa e um suporte para notebook?

Usar um suporte para notebook é bem diferente de simplesmente colocar o dispositivo sobre a mesa. Por um lado, nos oferece a oportunidade de ajustar a distância e a altura da tela até encontrarmos o ponto certo que necessitamos.

Como já mencionamos, uma boa postura é fundamental para evitar desconfortos físicos após um longo dia atrás dos notebooks. Com um suporte de mesa podemos ajustar a altura da tela do notebook até que fique no mesmo nível da nossa visão.

Ao fazer isso, eliminamos a necessidade de postura relaxada, o que ao mesmo tempo reduz o estresse no pescoço e na parte superior das costas. Essa postura aprimorada também cria um ambiente de trabalho mais confortável, o que melhora a produtividade no trabalho.

Além disso, os suportes para notebook aumentam a distância entre o computador e a mesa. Com isso, o ar pode circular mais livremente pelo equipamento, melhorando a refrigeração e evitando o superaquecimento.

Dessa forma, a vida útil do aparelho também é melhorada e se pode economizar dinheiro em reparos ou danos que possam inutilizar o aparelho. No entanto, outro benefício de ter um bom resfriamento para o aparelho é que o desempenho dos componentes é melhorado.

Quando superaquecem, os componentes reduzem seu desempenho, já que conduzem a corrente de forma menos eficiente. Além disso, os condutores também se desgastam, pois o calor leva os materiais, como cobre e microchips, ao limite.

Como escolher o melhor suporte para notebook

Existem vários tipos diferentes de suportes para notebook. Essa variedade significa que escolher o caminho certo exige parar por um momento e pensar nas nossas necessidades.

Embora possam existir alguns modelos um pouco diferentes desses, os principais são o clássico suporte ajustável, o suporte dobrável duplo portátil e o suporte para notebooks gamer.

O primeiro deles é o modelo mais simples. Consiste em uma plataforma ajustável em altura e profundidade geralmente feita de materiais leves e resistentes.

De modo geral, um suporte para notebook tradicional costuma ser perfeito para instalar na mesa e o deixar lá, pois ao contrário do nosso próximo modelo, esse não é otimizado para ser transportável.

São suportes portáteis para notebooks, companheiros ideais para quem deseja poder trabalhar confortavelmente em qualquer biblioteca ou café.

Embora normalmente não sejam tão confortáveis como os clássicos, os suportes portáteis têm a enorme vantagem de serem concebidos com um sistema de duplo nível que os torna fáceis de transportar.

Seu design varia muito, mas geralmente consistem em uma moldura que se dobra em uma ou duas e geralmente são feitas de metais leves e fortes, como aço ou alumínio.

Por último, temos os suportes para notebooks gamer. Esses são bastante diferentes dos outros dois tipos mencionados, pois possuem um cooler especializado.

O sistema de cooler consiste em uma série de miniventiladores localizados na parte inferior do suporte. Quando ligados, ajudam a manter o notebook na temperatura ideal, removendo o excesso de calor.

Auxílio adicional na regulação da temperatura do equipamento evitando seu contato com a mesa é muito útil não só em PCs para jogos, mas em qualquer computador que faça trabalhos pesados.

Quando deixamos nosso notebook esquentar muito, não só podemos encontrar uma redução notável em seu desempenho, mas ele corre o risco de quebrar.

Em qualquer caso, seja qual for a sua escolha, não acreditamos que exista um tipo de suporte para notebook que seja necessariamente superior aos demais. Então no final das contas essa compra vai depender das preferências pessoais de cada pessoa.

Veja também nossas indicações de mouse e teclado

Os suportes de computador precisam ser combinados com um teclado, seja bluetooth ou sem fio, para aproveitá-los ao máximo.

O teclado é um dos acessórios para Notebook porque nos permite ter mais controle da nossa posição, pois evita que tenhamos que ficar colados ao notebook para utilizá-lo.

Além disso, os teclados externos ajudam a proteger o nosso computador, pois ao minimizar o contato reduzimos as chances de ele quebrar ou sujar.

O mesmo raciocínio se aplica ao mouse, porque naturalmente se usarmos um teclado externo também precisaremos de um mouse. Podemos citar também que um mouse físico é muito mais confortável que o touchpad de um notebook.

Com esse último encerramos nosso artigo. Esperamos que você tenha aprendido algumas dicas e ferramentas para aplicar durante seu home office.

Temos certeza de que, para o bem ou para o mal, esse tipo de trabalho só crescerá nos próximos anos. Com base nisso, é sempre bom nos acostumarmos e melhorarmos nossa experiência com o computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up