Mini pc ou notebook, qual é o melhor?

Mini pc ou notebook

A tecnologia está avançando a passos largos, tanto que, há apenas alguns anos, ter um computador em casa era um luxo. Não só devido ao custo, mas também ao espaço necessário para armazená-los. Em muitas ocasiões, os desktops ou computadores de mesa acabavam sendo os protagonistas do cômodo em que estavam localizados.

Mas então, a chegada dos notebooks surgiu como a solução para os problemas de espaço e portabilidade que enfrentávamos com os computadores. Graças a esses dispositivos, finalmente foi possível ter nossa informação em um espaço menor e até mesmo levar em uma mochila ou guardar em uma gaveta após cada uso.

Hoje, os minicomputadores são apresentados como um híbrido entre um computador de mesa e um notebook, com suas próprias características e vantagens. Os notebooks e os minicomputadores são duas opções para os usuários que procuram um dispositivo portátil, mas não querem abrir mão das funcionalidades de um computador.

Qual é a diferença entre um notebook e um mini PC?

Se você chegou até aqui, provavelmente está pensando em investir em algum tipo de dispositivo portátil e está se perguntando qual é a principal diferença entre um mini PC e um notebook.

A principal diferença entre esses dois dispositivos é que o notebook tem tudo o que você precisa para navegar, ou seja, uma tela integrada, teclado, painel sensível ao toque e bateria, enquanto o mini PC é um tipo de computador ou torre que precisa ser complementado com todos esses acessórios externamente para ser usado. Ele também requer conexão com uma fonte de alimentação.

·         Mini PC

Mini PC

Como o nome sugere, um minicomputador é uma versão menor ou em escala reduzida da CPU clássica. Seu tamanho médio é de aproximadamente 20 centímetros, de modo que pode ser segurado confortavelmente na palma de uma mão.

Seu design pode ser vertical ou horizontal e é possível carregá-lo em uma mochila ou bolsa. Atualmente, esses minicomputadores oferecem os mesmos recursos de um computador tradicional e contam com os sistemas operacionais Windows, Linux ou Mac, dependendo do modelo e do fabricante.

Qual é a vantagem do mini PC?

Um mini PC oferece várias vantagens em relação a outros dispositivos. Em primeiro lugar, seu tamanho compacto o torna muito mais confortável do que um computador de mesa clássico e ainda menor do que um notebook.

Por outro lado, esses dispositivos não têm um cooler ou ventilador interno, o que os torna mais silenciosos e os ajuda a consumir menos eletricidade.

Por último, esse tipo de dispositivo é mais barato do que um computador clássico ou um notebook.

Qual é a desvantagem de um minicomputador?

Quanto às desvantagens dos mini PCs, devemos salientar que, apesar de sua portabilidade, esses dispositivos não podem ser usados sozinhos. Ou seja, é necessário complementá-los com um teclado, monitor e mouse.

Além disso, esses dispositivos não têm bateria, portanto, precisam ser conectados a uma fonte de energia. Outro recurso que pode ser considerado uma desvantagem é que esses dispositivos foram projetados para suportar atividades de processamento leves a médias, portanto, não são ideais para executar aplicativos como videogames muito exigentes.

Como última desvantagem, podemos mencionar que os mini PCs têm poucas entradas para conectores multimídia. Geralmente, eles têm uma entrada para fone de ouvido, uma entrada para microfone e, no máximo, duas entradas USB.

·         Notebook

Notebook

Por outro lado, existem os notebooks. Um notebook é um computador portátil que inclui uma tela, um teclado e alguns componentes internos, como processador, memória RAM e disco rígido. São dispositivos ideais para quem precisa de portabilidade e de um computador que permita trabalhar confortavelmente em qualquer lugar.

Vantagens

Uma das principais vantagens oferecidas pelos notebooks é que eles têm todos os acessórios necessários para navegar na Internet: mouse, teclado e tela.

Outra vantagem é que eles têm uma bateria integrada, o que proporciona a autonomia necessária para não depender de uma fonte de alimentação externa ou precisar de cabos, de modo que é possível usá-los em qualquer hora e lugar.

Além disso, esses dispositivos oferecem conectividade com redes Wi-Fi e 4G e têm webcam, ideal para quem precisa fazer chamadas com vídeo.

Desvantagens

Entre as desvantagens dos notebooks, podemos mencionar que seu tamanho é muito maior do que o de um minicomputador e que seu preço é geralmente muito mais alto do que o de um minicomputador.

Notebook ou minicomputador, qual é o melhor?

A resposta a essa pergunta é muito subjetiva e pode ser muito diferente para cada usuário. Ao tomar uma decisão, o principal fator a ser considerado é o tipo de uso que você deseja dar ao equipamento.

Como vimos, o notebook pode ser um dispositivo ideal para quem está procurando uma ferramenta para trabalhar em qualquer lugar, até mesmo em um avião. Já o minicomputador é o dispositivo ideal para quem trabalha em um escritório e deseja transportar confortavelmente o mesmo computador de casa para o trabalho e poder acessar todo o seu banco de dados.

Conclusão

Ao escolher um dispositivo portátil, os notebooks e os minicomputadores são duas opções a serem consideradas. Os notebooks integram todos os elementos necessários para seu funcionamento, enquanto mini PCs exigem acessórios adicionais, como teclado e monitor.

Embora os notebooks sejam mais autônomos e tenham maior conectividade, os minicomputadores se destacam por seu tamanho menor, menor consumo de energia e custos mais baixos. Escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades e preferências de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *