Qual a diferença entre QLED e Neo QLED

Qual a diferença entre QLED e Neo QLED

Escolher uma nova televisão é uma tarefa emocionante, mas requer um estudo detalhado de tudo que está disponível em um mercado tão amplo e variado.

Para isso, é importante determinar qual espaço ocupará dentro de casa para saber quais são as características necessárias para que cumpra a função de forma eficiente.

Uma vez determinado o tamanho da TV, o orçamento designado e o uso que será dado, é hora de comparar as melhores opções dentro das tecnologias disponíveis.

Samsung e duas opções para competir no mundo das telas

A marca sul-coreana de tecnologia lançou há alguns anos o QLED para competir com o desenvolvimento OLED que conquistou a atenção dos usuários de televisores.

Este desenvolvimento QLED foi um verdadeiro sucesso porque conseguiu bons resultados nas imagens finais, a um custo menor de produção e venda.

Com o tempo, as melhorias da Samsung nessas telas permitiram o lançamento da tecnologia Neo QLED, com alguns ajustes que eram requeridos pelos usuários mais exigentes.

O que é a tecnologia QLED?

QLED significa Quantum Dot Light Emitting Diode e funciona porque na parte traseira um painel de LED emite uma luz azulada que é transmitida a uma camada de pontos quânticos que ao serem ativados geram as cores (RGB).

tecnologia QLED

Essa energia gerada passa por um transistor (TFT) que controla a quantidade de energia que circula por cada pixel. Por último, as moléculas do cristal líquido (LCD) são alinhadas e o impulso é direcionado a cada um dos pixels que existem na tela.

Este princípio técnico pelo qual a tecnologia QLED funciona permite obter imagens com muita cor e nitidez.

Vantagens das TVs QLED

Uma das principais vantagens deste tipo de televisores é que são menos custosos do que os que possuem outras tecnologias.

Outra virtude é que são ideais para espaços luminosos da casa, pois possuem excelente brilho e cores nítidas.

Também são ideais para uso diário e rotineiro, pois têm uma vida útil mais longa do que as telas OLED.

Desvantagens das TVs QLED

Uma das principais críticas a este tipo de televisores é que não emitem pretos profundos, portanto o contraste não é o ideal.

O que é a tecnologia Neo QLED?

Basicamente, trata-se de um processo similar ou igual, mas em contraste com as telas QLED, as Neo QLED utilizam 40 Mini LED em vez de 1 LED para emitir a luz.

Essa diferença permite obter melhores níveis de brilho, nitidez e cores mais vivas em comparação entre uma e outra tecnologia.

Embora seja um desenvolvimento mais moderno, o princípio ativo e o funcionamento são similares. No entanto, a melhoria nas telas Neo QLED é notável. Isso pode ser um problema para um usuário exigente que precisa de uma televisão para equipar um mini cinema em sua casa.

Vantagens das TVs Neo QLED

Assim como as QLED, são mais acessíveis do que as telas OLED, NanoCell e AMOLED.

Também são ideais para espaços com muita iluminação, pois compartilham a característica de emitir bons níveis de brilho e cores.

Desvantagens das TVs Neo QLED

Têm um campo de visão menor do que as telas OLED, embora compensem com o brilho.

Assim como as QLED, a emissão de pretos profundos não é o forte e para usuários exigentes pode ser um inconveniente.

Qual é a vida útil das TVs QLED e Neo QLED?

Estes dois tipos de telas têm uma vida útil maior do que outras tecnologias (OLED, AMOLED e NanoCell).

Estima-se que durem cerca de 60 mil horas de reprodução, ou quase 7 anos, embora este número seja relativo e dependa dos níveis de brilho utilizados e das condições ambientais.

No entanto, tanto os QLED como os Neo QLED são os que apresentam os melhores números neste aspecto entre todas as opções disponíveis.

QLED e Neo QLED para videogames

Este tipo de telas são ótimas opções para os amantes do mundo gamer, pois possuem uma boa qualidade de imagem. Também são considerados para este propósito pela boa durabilidade dos dispositivos.

O ponto contra em comparação com as telas OLED é que têm uma taxa de atualização menor.

Conclusões

Como vimos, tanto as telas QLED como Neo QLED da Samsung são excelentes opções para escolher dentro da tecnologia disponível em televisores do mercado atual.

Embora o funcionamento seja similar em ambas, as melhorias nos televisores Neo QLED são notáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *