Como escolher um bom notebook

Como escolher um bom notebook

Nestes tempos, diversos equipamentos tecnológicos se tornaram uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Dentre eles, o notebook é um dispositivo comumente utilizado para atividades profissionais, de estudo e de lazer.

Por isso, na hora de adquirir um notebook novo é importante considerar as características do equipamento que melhor atendem às necessidades de cada pessoa.

Se você não está muito familiarizado com os aspectos técnicos desses dispositivos, é muito provável que antes de escolher um novo notebook se pergunte quais recursos deve considerar que melhor atendem às suas necessidades e exigências.

Ao longo deste guia, desenvolveremos os principais aspectos para o desempenho ideal do seu novo notebook.

Table
  1. Quais são os principais aspectos a considerar na compra de um notebook?
    1. O processador
    2. Memória RAM
    3. HDD ou SSD
    4. Placa gráfica
    5. A bateria
  2. Como escolher um notebook que atenda às minhas necessidades?
    1. Para trabalhar ou estudar
    2. Para trabalhar remotamente ou viajar
    3. Para videojogos e profissões com requisitos mais exigentes

Quais são os principais aspectos a considerar na compra de um notebook?

considerar na compra de um notebook

O processador

O processador é um componente fundamental na hora de escolher um novo notebook, pois é ele quem realiza todo o funcionamento do sistema. Mais especificamente, o processador é como o cérebro do notebook, pois é responsável por processar todos os dados, executar tarefas e pedidos.

Além disso, é ele quem interpreta as instruções e cria a resposta a elas. Por esse motivo, a rapidez com que ele pode executar a diversidade de suas funções depende da velocidade do clock (GHz), do número de núcleos que possui e dos threads que gerencia.

Dessa forma, quanto mais núcleos e maior o número de GHz, mais rápido será o processador, com maior capacidade para realizar inúmeras tarefas e movimentar softwares mais pesados.

Por isso, se você é um usuário que precisa de um notebook padrão para utilizar programas simples de multimídia e navegação, um processador com 4 núcleos e 8 threads é suficiente.

Por outro lado, se você precisar de um notebook com softwares mais complexos, como renderização, um computador com 6 núcleos e 12 threads seria o ideal. Caso você tenha demandas ainda maiores, o mais recomendado é uma CPU com 8 ou 10 núcleos, com 16 ou mais threads.

Memória RAM

Outro componente muito importante é a RAM, que funciona junto ao processador, pois é onde ficam armazenadas temporariamente as informações e instruções com as quais a CPU trabalha. Por essa razão, é fundamental enfatizar a sua capacidade.

De acordo com a sua necessidade, ao adquirir o notebook, você pode optar por um aparelho com capacidade de 8 GB de RAM para realizar tarefas leves. Por outro lado, se o que você deseja é um notebook voltado para uso mais profissional, o ideal seria ter um mais complexo, que poderia variar de 16 GB de RAM a 32 GB de RAM.

HDD ou SSD

Existem as opções de armazenamento do notebook, que podem ser de dois tipos: HDD ou SSD.

Por um lado, existe o disco rígido mecânico, mais conhecido como HDD, que se caracteriza por ser composto por numerosos discos rígidos onde a cabeça grava a informação. Pela sua estrutura é um elemento pesado e também delicado, pois os elementos que o compõem podem se desgastar com o uso.

HDD ou SSD

Por outro lado, o SSD se caracteriza por dobrar a velocidade do disco rígido mecânico na inicialização do SO. Se caracteriza por armazenar dados em chips, graças ao processador de leitura e escrita. Devido à sua estrutura, ao contrário do HDD, é leve e menos delicado.

Em relação à escolha de um notebook com armazenamento adequado, se você for dar um uso médio, é mais recomendado um SSD de 256 GB, o que deve ser suficiente. Se o dispositivo for usado de forma mais profissional, você deve considerar opções de armazenamento a partir de 512 GB. Da mesma forma, é possível complementar as duas opções e manter um bom equilíbrio.

Placa gráfica

A placa gráfica é o componente que permite ver imagens de alta qualidade na tela do notebook.

Ao escolher um novo computador, é importante considerar a compra de um com gráficos integrados à CPU, como Intel UHD Graphics, Intel Iris Xe ou AMD Radeon Graphics. Essas renomadas tecnologias montadas no processador podem proporcionar experiências visuais em altas resoluções, que podem até superar a tecnologia Full HD.

Por outro lado, se você precisa de um aparelho com tecnologia mais especializada, pode optar por uma placa externa começando pela Nvidia GeForce RTX Série 30. Esse tipo de placa é capaz de fornecer uma arquitetura que foca na função e na qualidade do uso de IA para maximizar o desempenho.

A bateria

Um aspecto que muitas vezes é esquecido, ou não levado em consideração na hora de escolher um novo notebook, é o desempenho da bateria. Um dos melhores aspectos do notebook é que ele pode ser facilmente movido de um lugar para outro, mas se a bateria precisar ser carregada continuamente, esse recurso deixa de ser aproveitado em todo o seu potencial.

Portanto, se o dispositivo que você escolher atende todos os aspectos anteriores citados aqui, mas sua bateria não tem um bom desempenho, a compra não valerá a pena.

Nesse caso, é fundamental considerar a aquisição de um aparelho com bateria de lítio (Li-Ion), pois essas oferecem boa densidade de energia, o que traz maior autonomia para o dia inteiro, e tem a vantagem de ser muito leve.

Como escolher um notebook que atenda às minhas necessidades?

Depois de considerar todos os aspectos técnicos citados acima, é preciso ser mais detalhista para adquirir um notebook que se adapte aos seus gostos, necessidades e estilo de vida.

Para trabalhar ou estudar

Se você procura um notebook para estudar ou trabalhar profissionalmente, o ideal seria optar por um computador de gama média, que tenha potencial para realizar diversas atividades do dia a dia e trabalhar com diversos arquivos que pertencem ao pacote Office.

Para trabalhar remotamente ou viajar

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de trabalhar por conta própria, com possibilidade de levar seus projetos para qualquer lugar do mundo, precisa de um notebook que se adapte ao seu estilo de vida. Para isso, o notebook que você vai adquirir deve ser leve, ter um design prático e um sistema potente.

Da mesma forma, você deve considerar um aparelho que possua bateria Li-on com autonomia de aproximadamente 14 horas, para que possa suportar longas jornadas de trabalho, sem que isso seja uma preocupação.

Para videojogos e profissões com requisitos mais exigentes

Se você é gamer, sabe que os videogames exigem uma máquina potente e de alta qualidade, que permita que os títulos rodem sem problemas, que ofereça gráficos de alta resolução e ao mesmo tempo tenha baixa latência de tela e conexão, sem isso, significa uma sobrecarga no sistema.

Essas funcionalidades também são ideias se o que precisa é realizar projetos profissionais como trabalhos audiovisuais, planos AUTOCAD, entre outros.

Por último, embora existam inúmeros pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher seu novo notebook, a experiência de compra pode ser muito mais simples e eficiente se você tomar toda essa informação como guia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up