Confira as melhores marcas de fontes para PCs gamer

melhores marcas de fontes para PCs gamer

A fonte de alimentação do computador nunca atrai a atenção que realmente merece. A maioria dos usuários valoriza o processador, a RAM e até mesmo o aspecto estético, ignorando essa peça vital para o bom desempenho do PC.

Felizmente, os fãs e profissionais de games, bem como aqueles que fazem trabalhos muito exigentes no computador, como arquitetos e designers, reconhecem a importância das fontes de alimentação.

Muitas vezes, esses usuários optam por montar seus próprios computadores, escolhendo cuidadosamente cada componente, com especial atenção aos mais essenciais.

Existem alguns segredos para identificar as melhores fontes para PC, sendo importante considerá-los para desmistificar concepções equivocadas que podem levar a escolhas erradas na hora de comprar uma nova fonte, o que pode comprometer o restante dos componentes do computador.

Por que a fonte de alimentação é um componente essencial no PC?

A fonte de alimentação é o que dá vida aos dispositivos eletrônicos, sejam PCs, smartphones ou TVs. Sua função principal é fornecer a energia necessária a esses aparelhos, adaptando a energia elétrica recebida da rede doméstica para atender às especificidades de cada dispositivo. Além disso, é responsável por gerenciar a quantidade certa de energia de maneira eficiente.

fonte de alimentação

Normalmente, em computadores do tipo PC, as fontes de alimentação estão localizadas na parte inferior da CPU. Dispositivos menores, como smartphones, tablets ou relógios inteligentes, não possuem fonte de alimentação embutida; nesses casos a fonte de alimentação é representada pelo carregador com o qual os conectamos quando ficam sem bateria.

Dentro do universo dos computadores, existem fontes modulares e semimodulares. As fontes modulares permitem conectar apenas os cabos necessários para o funcionamento do PC, pois não possuem cabos fixos. Já as semimodulares apresentam uma abordagem mista, com alguns cabos fixos e outros que podem ser conectados ou desconectados conforme a necessidade.

Dicas para encontrar a fonte ideal para seu computador

Potência

A potência, também conhecida como 'potência nominal', deve ser proporcional ao consumo total dos componentes do PC. Cada peça precisa de uma quantidade adequada de energia para operar de forma eficiente. A questão-chave é: como determinar o consumo de cada componente?

A maioria dos processadores comercializados em 2024 exige mais de 200 watts, e algumas placas gráficas (GPU) podem ultrapassar os 300 watts. É prudente superdimensionar a potência da fonte em vez de arriscar ficar abaixo do necessário.

Para computadores gamers, é recomendável optar por fontes de alta potência, com pelo menos 600W. Isso se justifica pelo rápido avanço dos videogames, que demandam cada vez mais potência de hardware para um desempenho otimizado.

Gestão de cabos

O senso comum muitas vezes nos leva a acreditar que os problemas com cabos se limitam à sua presença física e impacto estético. Ignoramos a questão dos cabos emaranhados e outros elementos de hardware, que podem interferir na decoração do ambiente.

Contudo, a realidade vai além, pois a má gestão de cabos pode derivar em problemas sérios. Por exemplo, o aquecimento entre os componentes é um desafio real, sendo recomendável optar por modelos modulares ou semimodulares, minimizando a presença de cabos desnecessários.

fontes de alta potência

Embora fontes com cabos fixos se apresentem como uma opção mais acessível, existem riscos associados, como a possibilidade de interferirem nas ventoinhas da CPU ou obstruírem os conectores das placas gráficas. Além disso, GPUs mais poderosas normalmente demandam conjuntos de conectores fornecidos exclusivamente por fontes modulares ou semimodulares.

Soluções de resfriamento

As fontes de alimentação podem adotar modos de resfriamento ativos ou passivos. No primeiro caso, são empregadas ventoinhas para dissipar a alta temperatura gerada pelo equipamento. Já o segundo faz uso da convecção natural. Embora o sistema passivo seja muito valorizado pela ausência de ruído, a verdade é que o sistema de resfriamento ativo é mais eficaz e, portanto, recomendado.

Qualidade

A qualidade da fonte de energia é essencial e, como em qualquer produto, está ligada à experiência e à reputação do fabricante. Avaliar o histórico e as análises de usuários e especialistas sobre as marcas de fontes é fundamental, pois uma marca reconhecida no mercado geralmente é sinônimo de qualidade.

Certificação 80 Plus

A certificação 80 Plus representa um respaldo do fabricante, indicando que a eficiência energética da fonte de alimentação atende aos padrões estabelecidos. Empresas especializadas realizam testes em diferentes níveis de carga para aprovação desse selo.

Encerrando a contagem

Assim como qualquer equipamento eletrônico, as fontes de alimentação sofrem desgaste com o uso, e essa deterioração pode piorar quando utilizadas de maneira inadequada.

Portanto, embora uma fonte de 300 watts possa atingir a potência de uma fonte de 500W, essa prática excessiva acelera seu desgaste, diminuindo sua vida útil. Para evitar isso, é aconselhável utilizar uma fonte com eficiência energética igual ou superior à necessária.

Além de preservar os componentes, isso contribuirá para a redução do consumo elétrico da casa. Outra característica importante a ser considerada é a correção de potência ativa (PFC) e as proteções, que evitam danos relacionados a descargas elétricas ou picos de tensão.

Melhores fontes para PC do mercado atual

Dentre as recomendações para fontes de alimentação acessíveis, se destaca a Corsair CV, conhecida por sua sólida relação entre qualidade e preço. Aprovada pelo certificado 80 PLUS Bronze, essa opção, embora não modular, adota um sistema de resfriamento ativo, sendo surpreendentemente silenciosa durante cargas normais.

Outra alternativa barata é o modelo Lux da Aerocool, também certificado, porém mais básico e adequado para equipamentos menores de consumo reduzido. Embora sacrifique um pouco de qualidade, compensa com um preço mais acessível.

Em termos de qualidade, a série MAG GL da MSI é um dos grandes destaques. Confeccionado conforme o padrão ATX 3.0, esse modelo compacto oferece o padrão 80 PLUS Gold e múltiplas proteções contra problemas elétricos, como excesso de energia, temperatura e tensão.

Outra opção de alta qualidade é a Toughpower GF1 da Thermaltake, disponível em versões de 650 a 1200 watts. Também ostentando o certificado 80 PLUS Gold, é modular e inclui todas as proteções térmicas desejáveis.

Para os gamers, as fontes de alta qualidade são essenciais. O modelo Focus GX da Seasonic, alinhado ao padrão ATX 3.0, proporciona alto desempenho, fornecendo até 600 watts e incluindo um conector para a placa gráfica NVIDIA RTX 4090. Compacto e leve, oferece as proteções necessárias.

Em relação à fontes para PC gamer, outra proposta de destaque é o modelo MPG GF da MSI, uma fonte modular de alto desempenho, capaz de fornecer 850 watts. Ideal para alimentar equipamentos exigentes por vários dias, mesmo em regiões com problemas frequentes na rede elétrica.

Ana Beatriz

Ana Beatriz

Ana Beatriz Silva Costa, de 26 anos, está cursando design de modas na universidade. Filha de pais italianos, ela combina seu amor pela moda com uma rica herança cultural, buscando criar designs únicos e sofisticados que refletem sua visão inovadora e multicultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *